Você tem um produto ou um serviço que você acha interessante e decidiu abrir um negócio. No plano de negócio que você está desenvolvendo, com certeza lá tem um item importantíssimo:
Como vai chamar minha empresa?
Pense na sua marca desde o início do seu negócio, pois ela é tão importante quanto o seu próprio negócio.
Uma marca é a apresentação da sua empresa, do seu produto/serviço para o mundo. Crie uma marca na qual as pessoas/clientes se identifiquem. Quais são seus pontos fortes, suas habilidades? Defina um conceito.
Abaixo colocamos 5 sugestões para você quando pensar em abrir o seu negócio e desenvolver a sua marca:
1) Mercado:
Estude o mercado que você quer entrar, saiba para quem vai vender.
Defina seu consumidor. Classe social, hábitos de consumo, entre outros, devem contar no seu briefing. Analise sua concorrência, fornecedores e aceitação do público.
2) Posicionamento:
Conheça bem o seu negócio. Defina seu público-alvo, seu diferencial. Como você quer se apresentar ao mercado. É importante saber qual parte do mercado você quer atingir, com isso seu investimento em marketing torna-se mais efetivo.
3) Branding:
Pense em estratégias que facilitem lembrar sua marca - nomes curtos e de fácil oralidade, são algumas dicas. Análise todas as ideias, não jogue fora nenhuma delas. Faça uma conexão da sua marca com a missão, visão e valores do seu negócio. Crie uma identificação, mostre o que você pensa, suas ideias e suas atitudes. Crie uma marca com personalidade.
4) Visibilidade:
Como divulgar sua empresa? Precisamos torna-lá conhecida, seus clientes precisam saber que você existe. Depois de escolher um nome e criar uma imagem adequada para o seu negócio, está na hora de aparecer. Invista na comunicação da sua empresa. Sua comunicação precisa ser constante e atual. Você vai precisar de muita paciência, muita criatividade, muito trabalho e algum investimento para chegar onde você imaginou.
5) Planejamento:
Elabore uma maneira de ativar sua marca, seja através de identidade visual com maiores impactos e visibilidade (lojas, rótulos de produtos) ou com itens mais baratos, como papelaria. Construa seu plano de comunicação alinhado com a estratégia da empresa. Estabeleça objetivos claros. Atrair mais pessoas? Fidelizar mais clientes? Aumentar vendas?. Elabore um cronograma para executar as estratégias e ações.
Quando você cria uma marca única isso vira um diferencial para alavancar sua empresa. As vantagens de ter uma marca bem posicionada, com conceito claro, são gigantescas.
Para chegar à marca e ao nome da sua empresa pergunte a si mesmo: Qual é o propósito da sua empresa? O que ela vai oferecer? E como ela quer ser percebida?
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